Dois Caminhos...!

Há muito tempo, Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do seu filho... (Hebreus 1:1-2), e este (Jesus), por diversas vezes durante o seu ministério na terra, nos falou por meio de parábolas, das quais as mais destacadas são os sermões do monte.

É sobre um destes sermões que iremos meditar neste devocional.

Em Mateus 7:13, Jesus nos alerta ao facto de que nesta vida só existem dois caminhos a seguir, um com porta estreita e caminho difícil, que nos leva a salvação e vida eterna e outro com porta larga e caminho fácil, que nos leva a destruição e morte eterna.

Uma analogia que nos leva a meditar sobre os seguintes aspectos: Vida ou Morte; Carne ou Espírito.

A porta larga, que representa uma vida dominada pelos desejos da nossa carne, leva a comportamentos imorais, impureza e libertinagem, idolatria e feitiçaria, odio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções, inveja, embriaguez e orgias (gálatas 5:19-21); sensações de poder e alegria momentâneos. Todavia este é o caminho mais trilhado, pois a bíblia nos diz que todos pecaram e destituídos estão da gloria de a Deus (Romanos 3.23).

Quando somos atraídos e seduzidos pelos prazeres que o mundo oferece e optamos por eles, escolhemos um caminho onde não há relacionamento com o Senhor Jesus e consequentemente nos tornamos inimigos de Deus (Tiago 4:4).

No entanto Deus, na sua infinita bondade e misericórdia, coloca a nossa disposição a porta estreita, que representa uma vida dominada pelo espírito santo e suas obras, caracterizadas por: amor ao próximo, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5:22-23).

A passagem por esta porta estreita, requer despir-se de todo fardo mundano e assumir um compromisso de vida, guiada pelo espírito santo. Uma vida onde somos convidados anular as vontades da nossa carne e fazer a vontade daquele que venceu o pecado, a morte e nos deu a vida na cruz do calvário.

Se com a nossa boca confessarmos que Jesus é o Senhor e em nosso coração crermos que Deus o ressuscitou dentre os mortos seremos salvos e guiados pelo seu espírito santo pela porta estreita, rumo a uma vida repleta da manifestação da graça de Deus.

Questão para reflexão

  • Por qual caminho tens conduzido a sua vida?

Deixe um comentário

wave

Pressione ESC para fechar