Hebreus 12.6

Paz do Senhor, amados… sejam bem-vindos

Neste devocional iremos meditar em torno da passagem que se encontra em Hebreus 12.6

“Deus disciplina quem ama e educa todo aquele a quem recebe como filho”

Enquanto pesquisava sobre a história e cultura de Israel, deparei-me com este facto interessante que captou a minha atenção:

Um americano que viajava pela Síria conheceu um pastor de ovelhas. Todas as manhãs, ele via o pastor carregando algo para o rebanho. O viajante o seguiu, certo dia, e descobriu que ele levava comida para uma ovelha que tinha uma das pernas quebradas. Ele perguntou ao pastor: “Como a ovelha quebrou a perna? Ela se acidentou?”. O pastor respondeu: “Não. Eu quebrei a perna dela”. “Você a quebrou?”, perguntou o viajante surpreso. O pastor explicou: “Sim. Eu tive de fazê-lo porque esta é uma ovelha rebelde que não ficava com o rebanho, mas vivia se perdendo. Ela passou a fugir de mim e eu não conseguia abordá-la. Então, eu tive de quebrar sua perna para que pudesse alimentá-la a cada dia. Ao fazer isso, ela vai me conhecer como seu pastor, confiar em mim como seu guia e manter-se junto com o rebanho”.

Esta realidade me trouxe um entendimento mais profundo sobre Jesus como Pastor e nós suas ovelhas. A Ovelha desobediente que se afasta do rebanho corre o risco de se perder, se ferir gravemente e ate mesmo ser devorada por animais selvagens, consequentemente a decisão de quebrar sua perna, para mante-la imobilizada junto ao rebanho é mais um ato de amor por ela do que exatamente de punição, como escreve o autor de Hebreus.

Meus amados irmãos … todos nós somos chamados por meio de Cristo a nos tornarmos filhos de Deus e fazer parte do corpo de Cristo… o momento de adotar uma postura de obediência a esse chamado é agora, não sejamos tolos como esta ovelha rebelde para que não se aplique em nós a palavra que se encontra em Provérbios… Assim, do mesmo modo que “o chicote” serve para conduzir “o cavalo” e o “freio” serve para conter o “jumento”, “a vara” serve para ser aplicada nas “costas do tolo”.(26.3)

O remédio alternativo seria o aprendizado da sabedoria da Palavra de Deus, o arrependimento dos pecados e a disposição de seguir a verdade, como revela o autor de salmos “Foi me bom ter sido castigado para que aprendesse os teus estatutos” (119:71)

A parte boa é que Deus sempre aceita de volta seus filhos arrependidos… a má é que as marcas e consequências desta disciplina ficam para sempre.

Você quer mesmo esperar até ter a perna quebrada pelo Bom Pastor para começar a obedecer?

Comentários (3)

wave
  • John Doe

    Fátima

    Jul 26, 2022

    Parabéns pelo trabalho é de louvar a sua determinação e coragem de trazer algo tão profundo de modo a tocar na vida das pessoas e perceberem que Deus é único Senhor e Salvador.

  • John Doe

    Anacleto

    Jul 25, 2022

    Olá primeiro parabéns, teu seu trabalho.. é como se soubesses o que estou a passar sempre é exatamente o que preciso ler ,ouvir , neste momento sou a ovelha, não entendia mais agora intendo.. obrigado de coração

  • John Doe

    Alima Abujate

    Jul 25, 2022

    Que sejamos obedientes, mas acima de tudo quando estivermos a ser repreendidos pelo Pai entendamos que não é porque ele não nos ama, mas porque o castigo é necessário, porque se ele não nos enviasse provações/castigos pela nossa desobediência estaríamos condenados a viver no pecado. o Senhor Castiga a quem ele ama, por isso não devemos negligenciar a correção do Pai.

Deixe um comentário

wave

Pressione ESC para fechar