Salmos 42

Paz do Senhor, amados… sejam bem-vindos.

Neste devocional iremos meditar em torno da passagem que se encontra em Salmos 42:1.

Como a corça anseia por águas correntes, a minha alma anseia por ti, ó meu Deus.

O Rei Davi que é o escritor deste salmo, usa o comportamento da corça em relação a água para nos dar um vislumbre sobre como era a sua busca por Deus…

Primeiramente, o que é uma corça e porque Davi usa especificamente o exemplo de uma corça e não outro tipo de animal nesta mensagem.

A Corça (gazela) é mamífero de pequena estatura, frágil, inofensivo e desértico.

É um animal dotado de olfato privilegiado que lhe possibilita sentir cheiro de água a quilômetros de distância. É capaz ainda de perceber, metros abaixo da superfície, a existência de um lençol de água.

Como um animal desértico ela deveria ter uma reserva corporal de gordura para mantê-la viva em longos períodos sem água, mas isso não acontece, a corça tem sede, muita sede e isso gera desespero, euforia, uma busca incessante, para matar sua sede. Ela batalha para encontrar aquilo que verdadeiramente pode saciar o seu desejo: Água Pura.

Outro facto interessante sobre a Corça é que ela liberta um cheiro muito forte, quando está com sede e quando seu corpo passa muito tempo longe da água... é este cheiro que atrai a atenção dos predadores que saem em busca da caça. Ao se aperceber da presença dos predadores, por causa do seu cheiro a Corça corre ansiosamente para água, no entanto não se mantém na margem… mergulha no local mais profundo, onde seu corpo fica totalmente submerso, ficando de fora somente o focinho para respirar, mata a sua sede, limpa-se do cheiro e livra-se dos seus inimigos, que por medo de se afogar se mantem nas margens dos rios ou lagos e acabam desistindo da caça por cansaço.

Por esses motivos as Corças procuram se estabelecer em locais próximos de rios e lagos, pois a ânsia delas pela água vai alem de simplesmente matar a sede, a água representa a diferença entre Vida e Morte.

Apos refletir estes factos sobre a Corça e seu comportamento em relação a água, fica claro o que o salmista deseja partilhar connosco:

  • Assim como a água e indispensável para que o corpo se mantenha vivo e saudável… assim também a comunhão com Deus é crucial para saúde e vida do nosso Espírito.
  • Quando passamos tempo distante da presença de Deus libertamos o cheiro da nossa natureza pecaminosa e nos tornamos vulneráveis ao inimigo da nossa alma. (João 10:10)

Portanto, o salmista nos ensina que, assim como a Corça devemos buscar incessantemente… e ter sede contínua da água (comunhão com Deus) e quando a alcançarmos, não devemos nos dar por satisfeitos por permanecer na margem, devemos buscar mergulhar o mais profundo, pois só assim nos livraremos dos nossos inimigos e alcançaremos a vida eterna.

Deus Abençoe!

Comentários (3)

wave
  • John Doe

    Ireusa Ferreira

    Jul 04, 2022

    Amém irmã. Que Deus continue te abençoando para está vida em espírito e que possas também ajudar o próximo. Gosto dos dizeres

  • John Doe

    Suzete da Graça

    Jul 05, 2022

    Glória a Deus, gostei muito da explicação, foste bem clara. Parabéns minha irmã, que o Espírito Santo continue te dando Sabedoria 🙌🏽🙌🏽🙌🏽

  • John Doe

    Alima Abujate

    Jul 25, 2022 Que o E.S.D continue te usando para partilhar a palavra do Senhor, que Deus abençoe em nome de Jesus.

Deixe um comentário

wave

Pressione ESC para fechar