Coloque a sua casa em Ordem (2 Reis 18-20)

No tempo em que Israel era dirigido por Reis, muitos deles fizeram o que era errado aos olhos de Deus, servindo a deuses idólatras, levantando altares de adoração e sacrifício a estes deuses. Reis Ezequias foi um dos poucos que fez o que era certo aos olhos de Deus. Ezequias, não só destruiu todos estes locais de adoração pagã, como também reconstruiu os locais de adoração a Deus e deu início a uma época de avivamento espiritual em Jerusalém, o povo se arrependeu dos seus maus caminhos e voltou para Deus.

A bíblia diz que Ezequias tinha 25 anos quando começou a reinar e reinou por 55 anos.

No entanto, assim como para qualquer ser humano, para morrer basta nascer, certo? O rei Ezequias adoeceu e Deus enviou o profeta Isaías, com uma mensagem: coloca a sua casa em ordem, porque você vai morrer. O rei inconformado orou por misericórdia e o Senhor mudou a sua sentença de morte de Ezequias, mas não mudou a instrução: coloca a sua casa em ordem.

A palavra casa nesta passagem nos remete a família. Apesar da fé e fidelidade de Ezequias a Deus ser inquestionável, Deus chama atenção especial a Ezequias em relação a sua casa, a sua família. No entanto nos capítulos seguintes da vida de Ezequias, nada nos é evidenciado como justificação para Deus ter dado esta instrução, até que Ezequias morre e seu filho Manassés sobe ao trono para Reinar.

A bíblia diz que ao contrário do pai, Manassés fez o que era contrário a Deus e, como se não bastasse, posso dizer “cuspiu” por cima do legado do pai, porque reconstruiu todos os altares idólatras e restituiu todo culto pagão que seu pai exterminou.

Aqui já fica claro, porque Deus instruiu Ezequias a colocar em ordem a casa…! Deus não se contenta apenas em ser um Deus individual, Ele quer ser um Deus geracional, daí ser o seu primeiro ministério da família, o relacionamento de Ezequiel com Deus estava excelente, mas o da sua casa com Deus não estava… Josué disse: Eu e a minha casa serviremos a Deus (Josué 24:15).

A casa de Ezequias era linda e parecia sólida por fora, mas não são as paredes, o tecto e os pilares, que mantêm a casa firme, é a fundação, algo não estava bem na fundação da casa e isso se reflectiu claramente na vida e reinado de Manassés.

Manassés tinha apenas 12 anos de idade quando subiu ao trono, o que significa que nasceu dentro dos 15 anos que Deus deu a Ezequiel, o período no qual, ele deveria ter colocado sua casa em ordem.

Dos 0 aos 12 anos, é o período em que os pais ou educadores têm maior influência na formação do carácter de um ser humano. O tipo de homem ou mulher em que nos tornamos, depende 50% da educação e valores que nos são incutidos neste período.

A palavra de Deus diz, ensine a criança no caminho e ele nunca se desviará dele.

Ezequias andou no caminho, mas não ensinou a sua casa no caminho.

Uma criança de 12 anos não tem capacidade e nem sabedoria para tomar decisões que afectem a vida de uma nação de forma responsável, portanto, nesses casos, havia um conselho, homens inteligentes e instruídos para ajudar na tomada de decisão. Mas, como Ezequias não tinha feito o seu papel de instrutor dentro de casa, outros homens, olhando para seus próprios interesses, usaram sua casa para apagar todo bem que ele fez.

E aí nos olhamos e nos perguntamos, onde foi que Ezequias errou?

E, por incrível que pareça, Ezequias, cristão temente e comprometido na obra, como nós… errou no mesmo ponto em que temos errado:
Buscamos conhecer a palavra de Deus com afinco, estamos prontos para partilhar e ensinar a todo mundo, mas não tiramos tempo, para partilhar e ensinar aos nossos filhos e aos da nossa casa.

Estamos comprometidos com as actividades e responsabilidades da igreja, somos solícitos e tratamos com amor a todos, mas não temos a mesma paciência e amor dentro de casa. O compromisso com a igreja está acima do compromisso com a família.

Este tipo de postura afasta a geração seguinte dos caminhos de Deus, assim como aconteceu com a casa de Ezequias.

Vamos buscar andar com a nossa família no caminho que Deus traçou para nós, porque:
Um ministério forte não sustenta uma família, mas uma família forte sustenta um ministério.

Deus abençoe.

Comentários (0)

wave

Deixe um comentário

wave

Pressione ESC para fechar