Depressão Espiritual

A depressão é um dos males que mais assola a nossa sociedade.

Este transtorno psicológico é caracterizado por um estado de espírito de desanimo e tristeza profunda, originada por situações de dor, perda, medo, solidão, incerteza, perseguições, etc.

É frequente no ambiente social ouvirmos dizer que a depressão é apenas “frescura” e no religioso, que este estado de espírito está associado a “falta de comunhão com Deus”, no entanto, a bíblia está repleta de relatos de vida de grandes homens tementes e usados por Deus em palavras e poder, que face a determinada situação, entraram em depressão.

Neste estudo iremos falar de apenas três, profeta Elias, Jó e o Senhor Jesus.

Elias é conhecido por ter realizado grandes feitos em nome do Senhor; fez descer fogo do céu, interferiu com o clima de uma região, foi alimentado por corvos, ressuscitou o filho de uma viúva, foi arrebatado em uma carruagem de fogo, e ainda, após sua morte apareceu junto a Moisés durante a transfiguração de Jesus; é difícil imaginar que um homem tão cheio do espírito de Deus, tenha em algum momento da sua vida experimentado um estado de espírito tão assombroso.

Em 1Reis18:16-40, testemunhamos a manifestação do poder de Deus no monte carmelo, proporcionando a Elias um momento de satisfação e vitória sobre os 40 profetas de Baal. No entanto logo a seguir teve de se colocar em fuga para salvar sua vida, pois Jezabel havia lhe jurado de morte (1Reis 19).

É neste processo de fuga que nos deparamos com uma mudança drástica do estado emocional, físico e espiritual do profeta; o medo causado pela ameaça de morte proferida por Jezabel, extinguiu por completo todas as emoções positivas vividas no monte carmelo. O sentimento de medo consumiu toda experiencia de bênção e livramento que Deus já havia manifestado em sua vida ao ponto deste já cansado e espiritualmente desestabilizado, orar a Deus, não por livramento mas por morte (1Reis 19.5).

Neste momento vemos um homem forte e determinado a obedecer a Deus, dominado por um sentimento de desespero, angústia e solidão tão grande a ponto de se esquecer do poder de Deus e focar-se apenas nas circunstâncias ao seu redor.

Outro personagem que também podemos referir é Jó; na bíblia este é descrito como um homem integro, justo e temente a Deus (Jo1:1), no entanto, após perder seus filhos, seus bens, sua saúde, apoio de amigos e da sua esposa, Jó passa de um homem temente a Deus para alguém tão dominado pelas circunstâncias que não enxerga esperança, forças e nem futuro para si, chegando a ponto de questionar sua existência (Jó 6:11).

Por ultimo, porém o mais importante, o nosso Senhor Jesus Cristo; as palavras por si proferidas aos seus discípulos, horas antes da sua crucificação “a minha alma está profundamente triste até a morte” e o estado de espírito com o qual o autor o descreve “tomado de tristeza e angústia” (Mateus26.37-38), não deixam duvidas que o salvador se encontrava deprimido, suas palavras exprimiam um sofrimento intenso e devastador.

Estes 3 homens, são dominados por três estados emocionais e 1 estado físico em comum: Dor, Solidão, angustia e fraqueza física, sintomas frequentemente observados em indivíduos em estado de depressão.

Deus porém (diferente de nós), não criticou a nenhum deles, pelo contrário, supriu a cada um com o que mais necessitava para se fortalecer, a Elias proveu alimento e descanso físico, para depois dar conforto emocional, revelando-o que para além dele haviam mais 7 mil homens que não haviam se curvado a Baal, garantindo-o deste modo que ele não estava só (1Reis 19:7;18);

Jó em sua angustia responsabilizou a Deus por sua situação e colocou em duvidas a sua justiça; Tudo o que ele mais ansiava era que Deus se manifesta-se, ao ponto de convoca-lo para um acerto de contas (Jó 23:4;5). Deus poderia simplesmente ter se mantido em silencio, porém na sua infinita bondade e misericórdia, não deu atenção as palavras de Jó mas olhou para o seu coração e percebeu que este buscava um consolo de Deus, então se rebaixou para falar com um simples ser humano. Nesta interação a Graça de Deus foi manifesta na vida de Jó, tendo resultado não apenas na sua restauração física mas também no fortalecimento do seu relacionamento com Deus (Jó 42).

Jesus em sua angustia orou, pois apesar de espiritualmente estar pronto para morrer em obediência ao Pai, fisicamente tinha noção do sofrimento e dor que seria submetido, por isso Deus enviou um anjo, para lhe fortalecer (Lucas 22:42-43).

Questões para reflexão

  • Já teve ou vivenciou uma situação na qual alguém foi diagnosticada/o depressão?
  • Como ultrapassou esta situação?

Deixe um comentário

wave

Pressione ESC para fechar