Não se deixe vencer por sua limitação

Quantas vezes ouvimos ou contamos uma história sobre como perdemos grandes oportunidades ou deixamos de correr atras de algo bastante importante e crucial para nossa vida, por causa das nossas limitações?

Quantas vezes ouvimos o proverbio popular “Quem não arisca… não petisca”? Pois é.… todo ser humano já se sentiu limitado por alguma coisa em sua vida, seja a sua idade (Velho de mais ou jovem de mais para correr atras do emprego ou da mulher dos seus sonhos), alto demais, baixo de mais, gordo de mais magro de mais, deficiente, gago, (pecador demais para vir a Cristo) etc.

A Bíblia é repleta de vários relatos de homens e mulheres que para alcançar o que mais desejavam tiveram que identificar, reconhecer e desafiar as suas limitações. Hoje falaremos especialmente de Zaqueu.

A História de Zaqueu encontra-se no Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo, segundo escreveu Lucas, capítulo 19, versos 1 á 10, no entanto nos debruçaremos somente nos versos 1-6

  • 1 - E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando.
  • 2 - E eis que havia ali um homem chamado Zaqueu; e era este um chefe dos publicanos, e era rico.
  • 3 - E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura.
  • 4 - E, correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali.
  • 5 - E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa.
  • 6 - E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente.

Zaqueu era um cobrador de impostos, e tinha o desejo de conhecer a Jesus, que estava de passagem pela sua cidade, no entanto assim como Zaqueu, uma multidão de pessoas ali residentes também desejava ver jesus, e isso se tornou um problema pois Zaqueu “procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura”.

É comum olharmos para quem esta ao nosso redor (multidão) como obstáculo, no entanto quando focamos em nós percebemos que o outro só é problema se não conhecemos nossa limitação e não trabalhamos nela de forma a ultrapassá-la.

Perante aquela multidão que o impedia de ver Jesus, Zaqueu poderia ter desistido do seu propósito, no entanto este reconheceu que a não era a multidão o problema, mas sua baixa estatura que o impedia de ver Jesus, e “correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver; porque havia de passar por ali”.

Zaqueu olhou para sua limitação e não para a multidão e buscou uma forma de vencer a limitação e não a multidão… e “quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa. E, apressando-se, desceu, e recebeu-o alegremente”.

Zaqueu nos ensina que, o nosso sonho pode também ser o sonho de uma multidão, no entanto se temos um alvo a alcançar, trabalharemos em nós, nas nossas limitações de forma a nos destacarmos na multidão e assim foi, nem a multidão e nem a baixa estatura impediu Zaqueu de alcançar o seu alvo que era Cristo.

Amado(a), todo ser humano tem ou já teve uma limitação, para Zaqueu foi a altura, para mim é (ainda é) a inconstância … e a sua qual é ou qual foi?

Olhe para si e busque perceber o que verdadeiramente lhe limita e trabalhe nisso… verá que no final assim como Zaqueu teve uma recompensa maior do que esperava, assim será consigo e comigo.

Deus Abençoe

Comentários (3)

wave
  • John Doe

    Fátima

    Nov 21, 2022

    Palavras poderosa🙏 Senhor obrigada por usares a tua serva para dar-nos de beber a água da tua fonte. Espírito Santo continue iluminando e enchendo de sabedória.🙌

  • John Doe

    Clayton Semedo

    Nov 21, 2022

    Shalom adonai, que minhas limitações não me impeçam de ver a glória de Deus.

  • John Doe

    Noémia de Jesus

    Nov 22, 2022

    Amém Amém… Louvado seja Deus

Deixe um comentário

wave

Pressione ESC para fechar