Um dos maiores desafios do cristão é viver uma vida santa, longe do pecado.
Alguns consideram isso impossível e até irreal, eu também pensava assim até ler a passagem de Hebreus 4:15: “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.”
Cristo Jesus esteve neste mundo como um ser humano, experimentou todas as emoções e sentimentos de um ser humano, teve fome, sede, sentiu-se cansado, teve sono, sentiu-se alegre, triste, angustiado, chorou, em suma, não existe nenhum sentimento de natureza humana, que Jesus não tenha experimentado.
A parte disso, o livro de hebreus ainda acrescenta que Ele passou pelas mesmas tentações que nós passamos diariamente, porém sem pecado… e a razão disso para mim estava muito clara “porque apesar de ser homem ele era Deus” pensava eu, e nós somos puros mortais não temos como não pecar.
Foi aí que uma frase de um outro livro mudou completamente o meu entendimento “não deixe a atração se tornar intenção”
Jesus venceu o pecado porque não permitiu que a tentação evoluísse para o nível de pecado. Existe grande diferença entre achar uma mulher ou um homem que não seja seu parceiro atraente (tentação) e dizer em seu coração: se ele/a me der uma chance eu vou, só não vai acontecer se ele/a não quiser, assim como existe diferença entre sono e preguiça.
A tentação sempre vai ser a área em que nos encontramos mais vulneráveis, Jesus foi tentado 40 dias depois de jejuar, a Bíblia diz que ele sentiu fome… comida era a sua principal necessidade naquele instante e satanás prontamente se apresenta para satisfazer essa necessidade, no entanto, para tal feito se concretizar, Jesus teria de pecar obedecendo a uma instrução de satanás, “transformar pedra em pão” e Jesus escolhe refutar esta instruções com a palavra de Deus. (Mateus 4).
A tentação sempre vai surgir como um meio fácil de obtermos o que mais necessitamos e nesse momento somente a palavra de Deus em nós será a força para resistir.
A tentação faz parte da nossa vida e ser tentado não é pecado… pecado é ceder a essa tentação, é tudo uma questão de escolha.
Portanto, assim como Jesus o fez, não deixe a atração (tentação) se tornar intenção (pecado).
Deus Abençoe.