A palavra do Senhor em Lucas 4.27, dizia nos que:
“E muitos leprosos havia em Israel no tempo do profeta Eliseu, e nenhum deles foi purificado, senão Naamã, o siro”.Naamã foi um grande líder do exército siro, no entanto seus sucessos no campo de batalha não apagaram a vergonha e o isolamento de sua lepra. A profundidade de seu desespero pode ser medida por sua prontidão em aceitar a sugestão de uma garotinha israelita que servia à sua esposa, de que havia um profeta de Deus em Israel, que poderia purificá-lo de sua lepra (II Reis 5).
Naamã foi ao rei pedir permissão para visitar o profeta Eliseu. Talvez ele pensasse que Eliseu fosse ficar impressionado por receber um líder tão famoso e temido, no entanto Eliseu não compareceu em sua presença, apenas enviou por meio de um mensageiro a instruções de como ele podia ser curado: "Vai, e lava-te sete vezes no Jordão, e a tua carne te tornará, e ficarás limpo" (2 Reis 5.10).
Uma vez que foi a necessidade de cura que levou Naamã a procurar o profeta, o que se espera que aconteça a seguir, é que este corra para cumprir as instruções do profeta, mas contrariando as expectativas, Naamã se aborreceu por não ter sido recebido pessoalmente com honras e pompas que o sua posição exige, pelo profeta e por causa do orgulho ferido, quase cogitou não cumprir as instruções dadas para sua cura.
A Bíblia diz em Provérbios 16:18: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.”
Felizmente ele tinha alguns servos devotados e de mente aberta que o fizeram cair na razão e sua submissão ao tratamento o levou a cura da sua lepra.
Após o sétimo mergulho, não foi apenas a pele de Naamã que foi purificada, seu coração orgulhoso e prepotente também foi, de modo que este voltou a casa do profeta e recebeu ao Deus de Israel, como único Deus e Senhor de sua vida.
Este episódio ensina-nos que os títulos e hierarquias deste mundo, não tem valor nenhum perante Deus, e que quando vamos a Ele, devemos nos apresentar de forma humilde, cientes de que não existe autoridade maior no céu e na terra e tudo o que recebemos Dele é pela graça.
Portanto, se seu orgulho o impede de se submeter a Deus, confesse hoje este pecado, livre-se dele e tome posse das bênçãos que Deus tem para si.
Deus abençoe.