Não quebre os princípios de Deus

Davi é o único homem na bíblia intitulado homem segundo o coração de Deus (1Samuel 13:14), e todas as vezes que lia a história da sua vida, me questionava: como um homem com tanta humildade e coração inclinado a andar nos caminhos do Senhor, pode cometer actos tão maus e condenáveis aos olhos de Deus? (2Samuel 11:1-26).

Davi adulterou e cometeu um assassinato para encobrir seu crime, o homem segundo o coração de Deus de repente se tornou um adúltero e assassino, dois pecados totalmente abomináveis aos olhos de Deus (Apocalipse 21:8), como isso foi acontecer?!

Por incrível que pareça, quem nos dá a resposta para esta questão é Urias, o esposo de Bete-seba, mulher com que Davi adulterou.

Consta que após este acto, Bete-Seba engravidou e mandou informar Davi; este na tentativa de ocultar o seu feito mando chamar Urias que se encontrava na guerra, com a desculpa de saber o ponto de situação no campo de batalha. Posteriormente ordenou que este fosse para casa, no intuito deste se deitar com Bete-Seba e acreditar que era pai da criança que sua esposa carregava no ventre, no entanto a responde Urias ao Rei Davi: A arca e os homens de Israel e de Judá repousam em tendas; o meu senhor Joabe, e os seus soldados estão acampados ao ar livre. Como poderia eu ir para casa para comer, beber e deitar-me com minha mulher? Juro por teu nome e por tua vida que não farei uma coisa dessas" (2 Samuel 11:11).

Esta resposta nos remete a um princípio de Deus mencionado no primeiro versículo desta narrativa “…no tempo em que os reis saem para guerra, enviou Davi a Joabe, todos os seus com ele e a todo Israel… porém Davi ficou em Jerusalém.”

Em Deuteronómio 20, Deus por meio de Moisés dá instruções em relação as normas e procedimentos para guerra e que deixa claro que as saídas para guerra eram instrução de Deus e no versículo 1 de Samuel vemos que era uma prática anual e que os Reis deveriam fazer parte.

É aqui onde o enigma fica resolvido: Havia um princípio claro da parte de Deus, todos os reis deveriam ir a Guerra, todo o exército devia ir a guerra, o próprio Deus representado pela arca, fazia-se presente na guerra…. como pode Davi ignorar todos esses aspetos e ficar no conforto do seu palácio? Urias indiretamente confrontou Davi com esta verdade.

Não posso afirmar com certeza, mas, provavelmente se Davi estivesse no campo de batalha como era suposto, não teria dado oportunidade a tentação e ao grave pecado que manchou sua história de vida, sem mencionar as consequências graves deste acto dentro da sua família, comprometendo seu relacionamento com os filhos e entre os seus filhos (2Samuel13-17).

Todo pecado é precedido de uma quebra princípios…. Vigie!

Que Deus nos abençoe e nos guarde.

Comentários (0)

wave

Deixe um comentário

wave

Pressione ESC para fechar