O Poder das nossas Escolhas

Josué capítulo de número 2, nos mostra a casa da prostituta Raabe era um lugar estratégico, para o exercício da sua profissão. Você deve saber que Jericó era uma cidade extremamente fortificada no alto de uma colina, rodeado de muralhas.

Raabe, uma prostituta, idolatra, uma mulher totalmente fora de cogitação quando se pensa em fé, que aos olhos do homem Deus jamais a escolheria, creu que seu bem supremo consistia em ajudar espiãs inimigos.

Medite comigo em Josué 2:9:11 “ Bem sei que o Senhor vos deu esta terra, que grande pavor de vós caiu sobre nós é que todos os moradores desta terra se derretem de medo diante de vós (…). Quando ouvimos isso, os nossos corações se derreteram, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença, porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima no céu e embaixo na terra”.

A história desta mulher e da escolha feita por ela, mesmo tendo apenas ouvido falar num Deus poderoso, é um dos relatos mais surpreendentes e cativantes da Bíblia. Esta mulher sem ter coisa alguma que a recomenda-se, pelo contrário com motivos de sobra pra ser reprovada, Deus naquela noite decidiu passar a noite em sua casa ( Raabe tornou-se uma mulher favorecida por ter escolhido acertadamente).

  • Raabe nos ensina que nossas escolhas e nossa disponibilidade, tem o poder de mudar o nosso futuro; (Lucas 10:38-42)
  • Raabe não só pede por si, mas por sua família e se mostra Leal aos espiãs e a sua palavra; (João 13:34-35)
  • Raabe exercita a fé mesmo sem ver e sem conhecer, ela crê na palavra de homens que eram inimigos de seu povo, sem se importar com tudo que lhe podia acontecer. (Marcos 11:22-25)

A história de Raabe não termina quando ela protege os espiãs e escapa com sua família da destruição de Jericó, pelo contrário, devido a escolha por ela feita ali a sua história começa, é mais adiante ela se casa com Salmom um líder israelita e tem um filho chamado Boaz que casa com Rute, e tem um filho chamado Obede, pai de Jessé, que é pai de Davi, é que da linhagem de Davi nasceu Jesus.

Devemos aprender que todos nós assim como Raabe temos uma história, um passado marcado de erros, mas quando Deus nos escolhe, Ele deve ser a nossa escolha.

Raabe não sabia, mas pela sua disponibilidade Deus lhe ensinou naquele momento o que ela precisava saber, é assim livrou ela e sua família e lhe deu um lugar de honra entre todas as mulheres de fé na história da humanidade. A lista dos heróis da fé em Hebreus 11, cita apenas duas mulheres por nome, e Raabe é uma delas : “Pela fé a prostituta Raabe não morreu com os desobedientes, pois acolheu em paz os espiãs (Hebreus 11:31).

Nossas escolhas tem poder, um poder de entrar em conformidade com a vontade de Deus e nos fazer alcançar lugares de honra. Nossa fé nos leva a perceber qual é a vontade de Deus e nos da coragem para obedecer mesmo sem o conhecer na profundidade.

Lembremos que, se Deus pode trabalhar de tal maneira no coração de uma prostituta gentia e lhe dar fé, Ele também pode trabalhar em nossa vida, instruir o nosso coração e nos levar a desejar e conhecer a Sua perfeita e agradável vontade.

Texto escrito por Helga Namalela Matuta… Inspirado no livro Ídolos do coração de Elyse Fitzpartrick

Katen Doe

Helga Namalela Matuta

Sou uma Jovem, mulher cristã, temente a Deus, esposa e mãe de dois filhos pela graça de Deus. Todos os dias da minha vida, tenho me colocado a aprender e a buscar a vontade de Deus para mim de maneira que possa viver o propósito pro qual Ele me criou. Gosto de ler, ouvir música e ver pregações sobre a palavra de Deus e filmes . Meu desejo é chegar a intimidade com Deus e partilhar o seu Amor para todos os que comigo cruzarem, (Marcos 16:15), de modo que todos possam crer pela fé que Deus é um Deus que faz, conforme está em Habacuque 2:2-4.

Comentários (3)

wave
  • John Doe

    Noémia de Jesus

    Ago 8, 2022

    Amém Amém Amém. Louvado seja Deus, Obrigada amada Helga por se permitir ser usada por Deus para nos ensinar que Deus está pronto para nos receber e mudar nosso destino sempre que nos dispomos a lhe buscar em espírito e verdade. Deus abençoe.

  • John Doe

    Vilma Mesquita

    Ago 09, 2022

    Amém amém. Força, os sonhos de Deus são melhores que os nossos.

  • John Doe

    Susana Aguacheiro

    Ago 10, 2022

    Deus te abençoe e continue te inspirando e usando.

Deixe um comentário

wave

Pressione ESC para fechar