Entre a impenetrável multidão que adstringia a Cristo, havia duas pessoas totalmente desconhecidas que, para além de simplesmente desejarem ouví-lo ou matar sua curiosidade, desejavam algo mais que lhes transformasse a vida de uma forma radical.
O primeiro a aproximar-se a Cristo – Jairo – logrou este privilegio por seu “status social”. Afinal, era o chefe da Sinagoga, uma posição bastante honrada na época. Em contraste com os demais chefes da sua época, este se humilhou perante aquele iletrado carpinteiro de Nazaré. Mal ele sabia que a sua humildade, era sinônimo de força nas cortes celestiais.
Tendo ele se aproximado do Mestre, insistentemente Lhe suplicou:
“Minha filha está moribunda, rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare, e viva.” (Marcos 5:23)O Médico dos médicos nunca resistiu a um pedido de um filho que a ele se dirige com o coração contrito e sincero. Enquanto Cristo caminhava rumo a casa de Jairo e a multidão lhe apertava sobremaneira, subitamente reduziu a sua marcha e parou [entreolhando a multidão]. Enquanto isso, a paciência de Jairo era severamente provada diante da iminência da morte da filha. Diante daquele aperto da multidão contrastado com a impaciência de Jairo, Cristo perguntou:
“Quem me tocou?” (Lucas 8:45)Essa pergunta soou “bastante absurda” para ser proferida pelo mais reputado Mestre de seus tempos. Os Discípulos tentaram levá-Lo a razão, ou ao menos fazê-lo reconsiderar o atolado ambiente que o envolvia. [Obviamente, era praticamente impossível não ser tocado diante de toda aquela multidão]. Disseram eles: “as Multidões te apertam e te oprimem e ainda dizes: quem me tocou?” (v. 45). Ele insistentemente continuou dizendo:
“Alguém me tocou porque de mim saiu poder.” (Lucas 8:46)A questão não eram os milhares de toques ocasionais da multidão, mas o único “Toque de Fé” duma Mulher que depositara toda sua esperança naquele “Deus encarnado”. Era uma oportunidade ímpar demais para ser desperdiçada. A Mulher, trêmula, vendo que não mais podia ocultar-se, resolveu revelar-se, desconsiderando quaisquer consequências que poderiam advir duma multidão extremamente conservadora, que eventualmente a acusaria de quebrar a Lei. [mulheres com fluxo de sangue não podiam manter contacto com a sociedade porque a lei previa que estas “deviam ser consideradas imundas todos os dias do seu fluxo.” (Lev. 15:25)
Quando a mulher se revelou, Cristo imediatamente lhe declarou suas solenes palavras. Em toda sua existência, Cristo nunca dirigiu tais palavras à multidão, mas somente àqueles que o buscaram com sincero desejo de encontrá-lo. Cristo declarou:
“Filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz.” (Lucas 8:48)Aquela mulher recebeu a cura de seu fluxo de sangue, mas Cristo lhe deu outras bênçãos que podem ser suas também, se hoje você tocar a Jesus: a Fé a Salvação e a Paz
Hoje, toque a Jesus e receba dele essas 3 bênçãos: Fé a Salvação e a Paz. Seja transformado!
Carmen Lília de Figueiredo
Set 12, 2022Que Hoje nada,e nem ninguém e nem mesmo a minha condição me impeça de tocar a Jesus Cristo e receba Dele: A Fé a Paz e Salvação. E que eu seja transformada.