Princípios para o cumprimento das Promessas de Deus

A Bíblia é repleta de promessas de Deus para a sua igreja (em geral) e para seus filhos (em particular), no entanto, nem todas elas se cumpriram na vida daquela igreja ou daquela pessoa, temos como exemplo, a geração dos filhos de Israel que saiu do Egipto, nem toda ela entrou na terra prometida (Êxodo1-40).

Quantos de nós, já recebemos palavra sobre um propósito que Deus iria cumprir nossa vida ou por meio dela, no entanto até hoje não vivemos a plenitude do cumprimento dela?

Será que estamos perante um Deus que faz acepção de pessoas? Ou um Deus que diz que faz… no entanto não faz?

Para nos ajudar a responder estas questões e perceber porque as promessas de Deus se demoram a cumprir nas nossas vidas, vamos neste estudo meditar sobre as promessas de Deus na vida de Abraão (antigo testamento) e na vida de Maria Mãe de Jesus (novo testamento).

Quando lemos Génesis 12:1-3, vemos o Senhor Deus dando uma ordem e fazendo uma promessa para Abraão: “…Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei. Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção. Abençoarei os que o abençoarem, e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da terra serão abençoados.”

Ao analisarmos este versículo percebemos que a promessa de Deus é precedida de uma condição “Saia” … apesar de estarmos perante um Deus soberano, o cumprimento das promessas de Deus, requerem uma acção da nossa parte… acção esta que vemos a ser cumprida por parte de Abrãao no verso 4 “Partiu Abrão, como lhe ordenara o Senhor…” e no verso 7… O Senhor apareceu a Abrão e disse: "À sua descendência darei esta terra". Abrão construiu ali um altar dedicado ao Senhor, que lhe havia aparecido.

Em relação a Maria vemos o principio da acção “Fé” sendo novamente requerido… Mas o anjo lhe disse: "Não tenha medo, Maria; você foi agraciada por Deus! Você ficará grávida e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Jesus. (Lucas 1:30-31) …” Respondeu Maria: "Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra". Então o anjo a deixou (Lucas 1:38). No entanto uma outra acção era requerida a Maria, buscar um ambiente onde sua Fé seria fortalecida e daria frutos, um ambiente onde este tipo promessa é realidade… “Também Isabel, sua parente, terá um filho na velhice; aquela que diziam ser estéril já está em seu sexto mês de gestação. Pois nada é impossível para Deus”. (Lucas 1:36-37) … Naqueles dias, Maria preparou-se e foi depressa para a uma cidade da região montanhosa da Judéia, onde entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. (Lucas 1:39-40)

Nestes dois exemplos podemos concluir que, apesar de estarmos diante de um Deus poderoso e soberano para fazer acontecer e cumprir qualquer promessa/propósito nas nossas vidas, existem princípios (condição sine qua non) para o cumprimento destas:

  • Acção;
  • Obediência;
  • Fé;
  • e Ambiente/Postura espiritual favorável.

Qual destes está a faltar para a manifestação da promessa de Deus na sua vida?

Comentários (1)

wave
  • John Doe

    Helga Matuta

    Jul 19, 2022

    AMÉN AMÉN AMÉN! Estudo bíblico que nos remete a uma grande reflexão. As instruções o “saia”, o “permaneça”, o “não tenha medo”… estão sendo por mim cumpridas ??? Louvado seja Deus

Deixe um comentário

wave

Pressione ESC para fechar